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Escola sergipana adota programa de educação socioemocional da Educação Infantil ao Ensino Médio

Programa de referência nacional em educação socioemocional, o Laboratório de Inteligência de Vida (LIV) faz parte da grade curricular do CCPA desde 2024, sendo ampliado neste ano com a utilização de material didático, o que possibilitará a construção de um espaço seguro e fortalecimento de relações a partir da tríade aluno, família e equipe escolar. Por meio de recursos engajadores e atividades diversas, o LIV trabalha as emoções, a inteligência emocional e as transformações na adolescência, em cada fase da vida escolar, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. 

 

“A grande novidade é que contamos com uma sala ampla e aconchegante e usaremos o livro do LIV , que teve a adesão das famílias, uma vez que  o CCPA começou a trabalhar com o LIV no ano passado, no entanto foi um ano sem livros. Para cada fase escolar, temos o foco a ser trabalhado em cada aluno. Na Educação Infantil, por exemplo, a aprendizagem acontece com o uso de fantoches, onde as crianças ouvem as histórias dos personagens, brincam e interagem com os mesmo com a finalidade de estabelecer relação e aprender a dar nome ao que está sentindo”, explica a professora do LIV no CCPA, Aldilene Rodrigues. 

 

Ainda segundo ela, nas turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental 1, as crianças aprendem a saber o que fazer com o que estão sentindo a partir da representação de um personagem/pelúcia que tem a mesma idade deles e vivem as mesmas histórias, falando sobre medo, raiva , tristeza e alegria com a finalidade estimular a identificação e o expressar das emoções. “É um processo de criação de um espaço seguro de fala e escuta, para que as crianças sintam-se confortáveis e seguros ao falar  sobre suas emoções e sentimentos”, completa a professora do LIV. 

 

E numa aposta no protagonismo de cada aluno no desenvolvimento das habilidades de comunicação, criatividade e colaboração, nas turmas do 4° e 5° anos, é realizado o processo de gamificação, no qual são promovidos os projetos “O mundo em mim” e “Eu no mundo,  onde  são apresentadas novas histórias e culturas para as crianças, além de fazer um projeto para que eles possam vivenciar o que foi abordado em sala de aula.

 

“Em seguida, temos os anos finais, do 6º ao 9º anos, em que os alunos estão na fase da adolescência, ajudamos a lidar com as transformações, buscando conexões para o desenvolvimento de habilidades emocionais como o pensamento crítico, perseverança e produtividades, entre outros. Por fim, temos as séries do Ensino Médio, nas quais o LIV estrutura o Projeto de Vida, a partir do estímulo ao autoconhecimento, criação de metas, realização de sonhos e reconhecimento de limites, potenciais e expectativas de si e outros”, destaca Aldilene Rodrigues.

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